sábado, agosto 26, 2006

As vacas têm pronúncia

Vacas mugem com pronúncia das regiões.

jornal de notícias, sociedade e vida

As vacas têm pronúncia. Pelo menos, esta é a ideia transmitida por alguns especialistas de fonética, depois de terem sido alertados para a situação pelos criadores de gado ingleses, que se aperceberam das diferenças nos mugidos das vacas nas diferentes regiões.

Questionado sobre a veracidade da "pronúncia" das vacas, o professor de fonética da Universidade de Londres, John Wells, estabeleceu uma comparação entre vacas e aves. "Este fenómeno está demonstrado nos pássaros", referiu. "Podemos encontrar sotaques distintos dentro da mesma espécie, em diferentes lugares geográficos".

"Eu passo muito tempo com as minhas vacas e, definitivamente, elas mugem com sotaque daqui", disse Lloyd Green, um criador de gado de Somerset, no sudoeste de Inglaterra. "Conversei com criadores de outras regiões, e eles disseram ter ouvido o mesmo que eu", afirmou. "Acontece o mesmo com os cães; quanto mais perto estamos deles, mais facilmente ficam com a nossa pronúncia", conluiu.

John Wells corrobora esta ideia, ao referir que, "em pequenas povoações, pode encontrar-se variações nos dialectos, que se contagiam no grupo".

No mesmo sentido, Jeanine Treffers-Daller, professora de Linguística da Universidade de Bristol, explica que, à semelhança dos seres-humanos, a origem da pronúncia está na família. "Quando aprendemos a falar, adoptamos a pronúncia dos nosso pais".
Ligação à notícia original